Matérias

CLIMA ORGANIZACIONAL E MOTIVAÇÃO

Os seres humanos estão continuamente engajados no ajustamento a uma variedade de situações, no sentido de satisfazer as suas necessidades e manter um equilíbrio emocional, inclusive a necessidade de pertencer a um grupo social que tenha reconhecida a estima e a auto-realização. 

Conforme Chiavenato (2004), o motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico. Geralmente, as pessoas desejam o poder e status, receiam o ostracismo social e as ameaças à sua auto-estima. 

Além disto, a motivação busca alcançar determinada meta, para cujo alcance o ser humano gasta suas energias. Quando há elevada motivação entre os membros o clima motivacional se eleva e se traduz em relações de satisfação, de animação, interesse, colaboração, etc. 

O contrário causa desinteresse, depressão, apatia, insatisfação, etc. Para o gestor é fundamental tratar as pessoas como seres dotados de características próprias de personalidade, motivações, valores pessoais e não somente como recursos dotados de habilidades, capacidades e conhecimentos. É importante perceber o ambiente e tratá- lo de forma a melhorar sempre mais o clima, não se esquecendo do seu papel como autoridade.

Rua Duarte de Azevedo, 284 – cj. 38 – Santana
Tel / Fax: (11) 2950-2774
CRP 06/652/J

Política de Privacidade


Fatal error: Cannot redeclare MP() (previously declared in /home/roka/www/admin/funcoes.php:10) in /home/roka/www/admin/funcoes.php on line 15