Matérias

FUSÕES NA INDÚSTRIA: PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Por Roberto Kanaane e Solange Kanaane* 

As fusões e aquisições representam estratégias que possibilitam as empresas atingirem posicionamentos competitivos para a conquista de mercados local e internacional.Uma fusão ocorre quando duas ou mais empresas são integradas e a empresa resultante mantém a identidade de uma delas. Geralmente os ativos e passivos da empresa menor são fundidos nas da empresa maior. 

Fusões são formas de expansão externa que devem ser empreendidas somente quando se espera que elevem o valor da ação. Entretanto existem inúmeras razões mais imediatas, tais como diversificação, considerações tributárias e incremento de liquidez do proprietário. No processo de fusão é usual fazer a análise financeira e estratégica das empresas envolvidas, deixando-se para o segundo plano ou até não se levando em consideração a auditoria cultural. 

Entende-se por auditoria cultura a análise dos fatores presentes na cultura organizacional, que incluem processo decisório, estilo de comunicação, estilo gerencial e estrutura organizacional, entre outros. Esta análise possibilita as empresas adotarem mecanismos de alinhamento das variáveis culturais que tem demonstrado peso relevante no sucesso ou fracasso da fusão ou aquisição. 

Já nas indústrias farmacêuticas, as fusões e aquisições representam uma estratégia significativa para a “saúde” do negócio, considerando que aproximadamente metade de seu faturamento provém de novos produtos, implicando em grandes investimentos e ações de risco. Nesse sentido, a sinergia gerada no processo de fusão amplia as possibilidades de sucesso dessa estratégia. 

É de fundamental importância que a área de Gestão de Pessoas esteja envolvida nas fusões, na medida em que a implementação das estratégias organizacionais só se viabiliza se os funcionários estiverem engajados com as mudanças pretendidas. 

Sugere-se, então, atenção especial ao processo de comunicação empresarial, uma vez que tal processo impacta no funcionamento e dinamismo das organizações. A presença de barreiras pode ser sanada a partir das estratégias de endomarketing, que possibilitam maior transparência das mudanças advindas do processo de fusão e aquisição. 

Recomenda-se também a utilização de programas de treinamento, juntamente com o desenvolvimento de atividades com equipes, objetivando mobilizá-las e envolvê-las no processo de mudança cultural e angariando inclusive o compromisso e comprometimento das mesmas. 

Mas, os parceiros também têm que ser mobilizados para se discutir os resultados da análise cultural e as respectivas expectativas decorrentes, contribuindo dessa forma para o sucesso advindo da fusão. 

(*) Roberto Kanaane é Doutor em Ciências e tem ampla experiência em Gestão de Processo e Planejamento Estratégico. Solange Kanaane é Mestre em Administração de Empresa, ampla experiência em processo de mudança e desenvolvimento organizacional. Ambos são sócios diretores da Roka Consultoria.

Rua Duarte de Azevedo, 284 – cj. 38 – Santana
Tel / Fax: (11) 2950-2774
CRP 06/652/J

Política de Privacidade


Fatal error: Cannot redeclare MP() (previously declared in /home/roka/www/admin/funcoes.php:10) in /home/roka/www/admin/funcoes.php on line 15