Matérias

4 passos para liderar em tempos de crise

Ser líder significa ter vocação e talento para resolver problemas. Há dois tipos de líderes, que se revelam em tempos de crise, ou seja, os desesperadores e os inspiradores.

A atitude de um líder diante de qualquer tipo de crise é enfrentá-la.

O líder desesperador tende a agir de maneira evasiva, agredindo, ignorando, fugindo dos compromissos.

O líder inspirador é consciente, necessita estar presente de corpo e alma, atento a todos os detalhes, aberto à ouvir a opinião das pessoas, buscar a sabedoria das pessoas, comandar com pulso firme o que pode agravar a crise (contenção de gastos; do fluxo de caixa; manobras de resistências; perda de credibilidade ou reputação; dentre outros riscos) e gerenciar os processos de mudanças, de ajustes e de inovação.

Em síntese a gestão de crises sugere posturas inspiradoras, ou seja:

 

- Competência em agir diante da crise;

- Habilidade de comunicação direta e objetiva;

 - Capacidade de mobilizar os talentos e a inteligência das pessoas à sua volta para superar a crise;

 - Coerência entre o discurso e a prática;

 

O desafio que se apresenta a liderança em tempos de crise refere-se, além dos aspectos sinalizados, a presença de competência interpessoal que efetivamente contribuirá para a eficácia nos relacionamentos com os membros da equipe, assim como com os clientes e demais membros da organização.

A habilidade em estabelecer e manter os relacionamentos socioprofissionais é pré-requisito para a superação de conflitos no contexto organizacional.

Rua Duarte de Azevedo, 284 – cj. 38 – Santana
Tel / Fax: (11) 2950-2774
CRP 06/652/J

Política de Privacidade


Fatal error: Cannot redeclare MP() (previously declared in /home/roka/www/admin/funcoes.php:10) in /home/roka/www/admin/funcoes.php on line 15