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Os estilos de liderança e suas influências no comportamento das equipes

O estilo de liderança é a forma como o líder se relaciona com os integrantes da equipe. Pode ser classificado em autocrático, democrático e liberal , dependendo do grau de centralização ou compartilhamento da autoridade com seus liderados.

Seguem algumas características do comportamento da liderança conforme seu estilo e os impactos junto às equipes.

Liderança autocrática

Na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A liderança autocrática enfatiza somente o líder.

O líder autocrático é:

Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram o maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade.

Liderança liberal

Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo.

O comportamento do líder é evasivo e sem firmeza.

Os grupos submetidos à liderança liberal podem apresentar :

 

Liderança democrática

Na liderança democrática, o líder:

O líder atua como um facilitador para orientar o grupo, ajudando-o na definição dos problemas e nas soluções, coordenando atividades e sugerindo ideias.

Os grupos submetidos à liderança democrática apresentaram boa quantidade e melhor qualidade de trabalho, acompanhadas de um clima de satisfação, integração, responsabilidade e comprometimento das pessoas.

Posturas diferentes, resultados distintos

Na liderança autocrática, o líder centraliza o poder e mantém o controle de tudo e de todos em suas mãos.

Na liberal, o líder omite-se e deixa a situação fluir à vontade, sem intervir ou tentar mudar o rumo dos acontecimentos.

Na democrática, o líder trabalha e toma decisões em conjunto com os subordinados, ouvindo, orientando e impulsionando os membros.

Em cada um desses três estilos de liderança, a atuação do líder promove uma cadeia de comunicação no grupo.
 

Adequação à situação

Um gestor pode escolher um estilo de liderança de acordo com:

1.    A tarefa a ser executada;
2.    As pessoas;
3.    A situação.

Isso se chama liderança situacional.

O administrador eficaz tanto manda cumprir ordens como sugere aos subordinados a realização de certas tarefas, ou ainda os consulta antes de tomar alguma decisão.

O desafio está em saber quando aplicar cada estilo, com quem e em que circunstâncias.

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