Matérias

Passos para ser Empreendedor

O empreendedorismo está intimamente relacionado ao desejo individual de realização, de transformar uma ideia em um negócio concreto.

Para que possamos nos tornar empreendedores, necessitamos desenvolver os seguintes comportamentos e atitudes, entre eles:

 

- Capacidade em inovar.

- Proatividade ao solucionar problemas e/ou tomar decisões.

- Busca por realização.

- Motivação para inovar.

- Disposição para correr riscos.

- Abertura intelectual.

- Capacidade em negociação.

- Flexibilidade e adaptabilidade frente às situações novas e inusitadas.

- Atuar em equipe: trabalhar e lidar com pessoas de pontos de vista diferentes.

- Capacidade em lidar com ambiguidades e incertezas.

- Capacidade de “aprender a aprender”.

- Visão estratégica: curto, médio e longo prazo.

 

A atuação como empreendedor requer disposição para rever conceitos e preconceitos no intuito de ampliar suas competências, tanto em nível tecnológico, quanto em níveis administrativo, negocial e comportamental.

Entretanto, constata-se que em muitos casos há a predominância de posturas intraempreendedoras, ou seja, profissionais que atuam no ambiente corporativo e, tendem a assumir posturas semelhantes ao do empreendedor, sendo reconhecidos como empreendedor interno ou intraempreendedor, como sendo aquele profissional que assume a postura proativa de “dono do negocio”, sem que seja efetivamente.

Portanto, seja empreendedor e/ou intraempreendedor o desafio refere-se à capacidade de alavancar novos negócios ou os já existentes, com garra, determinação e bom relacionamento com as partes envolvidas, ou seja, clientes fornecedores, parceiros,  governos e os stakeholders pertencentes ao mundo dos negócios e do trabalho.

Rua Duarte de Azevedo, 284 – cj. 38 – Santana
Tel / Fax: (11) 2950-2774
CRP 06/652/J

Política de Privacidade


Fatal error: Cannot redeclare MP() (previously declared in /home/roka/www/admin/funcoes.php:10) in /home/roka/www/admin/funcoes.php on line 15