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Rede de Contatos e Relacionamentos

O relacionamento interpessoal é a base para que o líder possa interagir com a sua equipe, seus parceiros, seus superiores, clientes e demais membros da corporação.

É evidente que a habilidade em relacionar-se com as pessoas é uma competência que está diretamente relacionada com nossas atitudes e comportamentos.

No intuito de contribuir para ampliar e desenvolver nossa habilidade em nos relacionarmos, seguem dicas importantes entre elas:

1 - Desenvolva a ideia certa – ou seja, estabeleça networking visando construir relacionamentos;

2 – Defina objetivos – para alcançar nossos objetivos profissionais é necessário estabelecer aliados e parceiros com os quais possamos compartilhar ideias, opiniões e projetos. Ao mesmo tempo, faz-se necessário estabelecermos estratégias, fixando metas voltadas ao relacionamento interpessoal;

3 – Destaque os seus pontos fortes – a qualidade dos relacionamentos se dá a partir de situações confortáveis, como por exemplo: happy hours, confraternizações, festas, eventos, etc. Consequentemente, o líder necessita, conhecer seu próprio comportamento(forças e fraquezas), ou seja, o autoconhecimento, é um pré requisito para que possa liderar pessoas;

4 – Organize-se e faça o mapeamento de relacionamentos – sugere-se que o líder elabore uma agencia de compromissos com associação de classe, grupos de estudo, lideres de outro departamento, entre outras ações sócio-profissionais, para que possa estabelecer níveis de relacionamentos nos quais possa interagir e fazer-se conhecer. O indivíduo para assumir o papel de líder, necessita autorganizar-se, pois a partir deste comportamento, poderá organizar pessoas.

5 – Maximize as ferramentas de sua rede social – ampliar as conexões de sua rede de relacionamento, enquanto líder, como por exemplo: Facebook, LinkedIn, Twitter, é uma estratégia facilitadora para ampliar novos relacionamentos profissionais, de negócios e sociais.

6 – Estabeleça acordos e negocie – os relacionamentos e contatos que o líder estabelece, em nível social e profissional, necessita ser mantido a partir de negociações e acordos que assume com as partes envolvidas;

7 – Gerencial o seu tempo – O líder necessita gerenciar o seu tempo e aproveitar as oportunidades para desenvolver e manter sua rede de relacionamento, ou seja, durante cafés, almoços, jantares, etc.

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