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Liderando a Diversidade

A diversidade no mundo corporativo implica na identificação do perfil comportamental de quatro gerações na força de trabalho, a saber: Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z.

A Geração Baby Boomers, refere-se as pessoas nascidas no período de 1940 a 1965, aproximadamente, sendo tradicionais, voltados ao trabalho, tendendo a cumprir e seguir os valores da organização, normalmente ocupam posições estratégicas na organização.

A Geração X, refere-se as pessoas nascidas no período de 1965 a 1980 aproximadamente, tendo nascido em período de transição tecnológica são centrados no trabalho, embora busquem a qualidade de vida, alternando com os compromissos no ambiente corporativo. Buscam assumir comportamento profissional com responsabilidade, almejando o desenvolvimento de carreira e aquisição de novos conhecimentos.

A Geração Y, refere-se as pessoas nascidas no período de 1980 a 2000, aproximadamente, tendo como característica básica o questionamento, a autonomia nos relacionamentos sociais e profissionais. Emergiram em pleno desenvolvimento da tecnologia da informação, sendo adeptos de estilo de vida que concebe as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação).

A Geração Z, refere-se as pessoas nascidas a partir de 2000, tendo no DNA comportamental a presença de TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação). Tendem a agir de maneira individual, embora haja sinais de que estejam “preocupados” com as questões sociais e ambientais, voltados a sustentabilidade do planeta.

Ao liderar a diversidade de gerações temos que mobilizar estratégias de gestão compatíveis a cada geração e ao mesmo tempo criar uma cultura de inclusão.

Para que a diversidade no contexto organizacional seja gerida com eficiência e eficácia, temos que manter as equipes comprometidas a partir da boa comunicação e constante feedback. Um outro fator importante refere-se a negociação com a diversidade de gerações, levando em consideração a resolução de conflitos e a construção de incentivos e benefícios, tanto em nível individual, quanto em nível coletivo.

Liderar a diversidade sugere a presença de lideres que contribuam definitivamente para a implementação de cultura organizacional, de reconhecimento do outro, de respeito pelas sua opções e comportamentos.

O reconhecimento da diversidade de gerações no ambiente empresarial contribui decisivamente para o com clima organizacional, promovendo o relacionamento interpessoal com foco nos resultados financeiros e de qualidade de vida.

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