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O líder e a prática do feedback

Para uma liderança eficaz é importante que a interação líder-liderados seja positiva, em que o diálogo ocorra em duas vias, construindo uma equipe coesa focada em um mesmo objetivo.

A prática do feedback possibilita ao líder conhecer os membros da equipe, criar uma imagem positiva e um ambiente participativo, no qual o conhecimento mútuo seja utilizado para potencializar os pontos fortes e consequentemente estimular o desenvolvimento dos pontos fracos, gerando com isso uma relação que tem como base a melhoria contínua das pessoas.

Existem vários tipos de feedback:

  1. Positivo = deve ser dado com frequência sobre algo extra que a pessoa faz.

  2. Construtivo = visa corrigir e melhorar aquilo que não está adequado.

  3. Negativo = acontece quando as coisas saem erradas.

Ao darmos um feedback, é fundamental:

  1. Analisarmos a situação (cabe um feedback na situação analisada?);

  2. Determinar os efeitos e objetivos;

  3. Planejar e saber o que deseja ANTES de realizar o feedback;

  4. Devemos escolher um ambiente propício;

  5. Comunicar-se efetivamente;

  6. Começar pelos pontos fortes;

  7. Descrever o que aconteceu;

  8. Ouvir a pessoa (dê tempo para ela responder e falar);

  9. Descrever o comportamento desejado;

  10. Procurar soluções conjuntamente  - líder e liderados , gerando acordos.

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